Quais os tipos de bioestimuladores de colágeno e quanto tempo dura?

Tipos.de.bioestimuladores.colágeno
Bioestimuladores de Colágeno

Os bioestimuladores de colágeno são substâncias biocompatíveis como o nosso organismo que auxiliam na produção de novas fibras de colágeno, proteína que é perdida gradualmente no processo do envelhecimento a partir dos 25 anos. O principal objetivo dos bioestimuladores é devolver o volume perdido na região tratada, e assim, proporcionar uma aparência mais jovial e uma pele mais firme e viçosa.  

Atualmente no Brasil as substâncias  mais utilizadas são: Ácido Poliláctico (nome comercial Sculptra®),  Hidroxiapatita de Cálcio (nome comercial Radiesse®), Coprolactona (nome comercial  Ellansé®). Mas afinal, qual a diferença entre os bioestimuladores?

– Ácido Poliláctico (Sculptra®)

O Sculptra usa uma fórmula contendo ácido poli-L-láctico, substância sintético absorvida pelo corpo ao longo do tempo. É o mesmo material para pontos e suturas dissolvíveis. Ele usa uma resposta inflamatória natural para desencadear a produção de colágeno, corrigindo a espessura da pele e redefinindo o contorno facial. Também é possível associar a aplicação do Sculptra com outros tratamentos como lasers para potencializar os resultados.

Região aplicada: indicado para tratamento de flacidez facial e corporal. Suaviza linhas de expressão e marcas, como “pé de galinha”, melhora o contorno do rosto, dobras profundas e depressão da pele, como cicatriz e estria. Também melhorar a aparência de celulites.

Duração: até dois anos

– Hidroxiapatita de Cálcio (Radiesse®)

Um dos principais diferenciais do Radiesse é que, além de estimular colágeno, também consegue dar volume à área tratada, o que a faz ser uma boa opção para tratar regiões que além da flacidez também sofrem com a falta de volume natural. Em alguns casos, pode substituir preenchedores como ácido hialurônico. Tanto Radiesse quanto Sculptra podem tratar a perda significativa de volume nas bochechas, têmporas, ao redor dos olhos, entre a boca, o nariz e as mãos.

Pela textura da substância que é composto, o Radiesse não é indicado para regiões superficiais, como àreas de pele fina.

Região aplicada: proporciona volume e firmeza facial e corporal. Trata dobras profundas e depressões da pele, como cicatrizes e estrias, preenchimento mandibular, mento e têmpora.  Também aplicada nas regiões: percoço, colo, glúteos, mãos, braços e barriga.

Duração: até 2 anos

– Coprolactona (Ellansé®)

Entre os bioestimuladores, o Ellansé é um dos mais recentes, disponível no Brasil desde 2018. Ele é feito a base de água com microesferas de policaprolactona, proporcionado preenchimento e estímulo gradual do colágeno, como o Radiesse. Outro grande diferencial dessa substância é seu tempo de duração, possui versões podem durar 2, 3 ou 4 anos.

Região aplicada: área de templos e sobrancelhas, bochechas, dobras Nasolabiais, linhas de face inferior e rugas de marionete, nariz, queixo

linha de mandíbula e mãos.

Duração: até 4 anos

Em qualquer um desses bioestimuladores o paciente pode voltar à sua rotina, sem a necessidade de afastamento. A aplicação é feita através de agulhas finas sob anestesia local (tópica ou injetável) e bem tolerado pelo maioria dos pacientes.

Cada um deles possui uma indicação específica, como recuperação da firmeza da pele ou volumização de regiões com perda de gordura. Para saber qual é mais indicado para cada pessoa, os profissionais da Clínica Larissa Viana realizam uma avaliação completa, identificando as regiões a serem tratadas, assim como o número de aplicações necessárias.

Dra. Larissa Viana – Clínica de Dermatologia Larissa Viana | Guarulhos/SP

RQE303433 – Dermatologia

RQE30342 – Clínica Médica

CRM/SP 109322

Compartilhe:

Veja também: