Qual ingrediente natural deixa a pele firme?

Aloe Vera é o gel extraído da babosa. Suas propriedades e benefícios para a saúde da pele e cabelos ainda são subdimensionados pelas pesquisas científcas, mas quem faz uso do gel não tem do que reclamar. Entretanto, há alguns cuidados ao usar o gel direto da folha de babosa. Ao cortar a folha de babosa, é possível ver um líquido amarelado  e viscoso que verte do corte. Trata-se da ALOÍNA, substância tóxica que, em contato com a pele ou cabelo, pode causar irritação, coceiras e desconforto. Também não deve ser ingerida, pois pode causar diarreia.  Os benefícios do gel da babosa, entretanto, podem ser utilizados, desde que seja lavado em água corrente muitas vezes, até a eliminação completa da aloína. Deve-se preferir usar a babosa que já tenha dado flores amarelas. 

O principal nutriente das células do corpo humano é o oxigênio. É ele que mantém a saúde celular, mas é justamente o fluxo de oxigênio que é prejudicado com o fumo. Os ingredientes tóxicos inalados por meio do cigarro restringem o oxigênio das células da pele e do corpo, Causam também a vasoconstrição, ou seja, a retração dos vasos sanguíneos dificultando o movimento do sangue pelo corpo, ou seja, o oxigênio e os demais nutrientes. O envelhecimento precoce é uma das principais queixas de pessoas que fumam e o tratamento da pele pede a mudança do hábito, para melhores resultados. 

Usar claras de ovos para máscaras de beleza é uma ótima ideia. Esta é uma maneira testada e comprovada para  deixar a pele mais firme e  radiante. A clara de ovo contém uma proteína chamada albumina, que pode ajudar a melhorar a textura  da pele. Também é ultra hidratante, o que dá uma aparência mais firme e suave à superfície da pele. 

Os benefícios fitoterápicos da hamamélis, uma espécie de arbusto muito popular, por suas propriedades anti inflamatórias são indicados para tratar acne e excesso de oleosidade da pele, bem como para fechar os poros. O chá de suas folhas e cascas pode ser borrifado sobre a pele ou usado em compressas sobre a área a ser tratada. Sua ingestão, entretanto, só é indicada se for por prescrição e acompanhamento médico, e como a maioria dos tratamentos, é contraindicada a mulheres grávidas ou lactantes. 

Uma ótima receita caseira para o combate à flacidez, bem como a alergias, picadas de inseto e outros danos  ou lesões da pele, é a aplicação de chá de hamamélis na área afetada, ou mesmo em todo o corpo, deixar secar e depois usar um hidratante de sua preferência. 

Solução caseira e de grande eficácia para hidratação da pele do rosto e do corpo é o poderoso óleo de coco virgem. O produto é fácil de ser encontrado, o preço costuma ser acessível e o uso não apresenta qualquer contraindicação. Rico em antioxidantes, a substância protege as células da pele dos radicais livres nocivos. Além disso, estudos mostraram que o óleo de coco tem um efeito positivo ao criar uma espécie de barreira de proteção da pele, contra envelhecimento, fotoenvelhecimento e inflamações. Quer mais? Ele tem a capacidade adicional de aumentar a produção de colágeno. Muitas mulheres já adotaram o óleo de coco até como demaquilante e protetor solar para o dia a dia. 

O óleo de coco pode ser usado por qualquer pessoa e com qualquer tipo de pele, mas para pessoas com excesso de oleosidade e acnes, recomenda-se fazer um teste para ver qual é a reação ao contato com o produto. Com sua constituição densa, o óleo de coco pode obstruir os poros da pele com essas características e acentuar a formação de acne e impurezas nos poros. Porém, basta suspender o uso e as reações são revertidas, pois o produto não agride a estrutura epidérmica.

HGH é a sigla usada para identificar o hormônio do crescimento. Na vida adulta, a glândula pituitária continua a produzir esse hormônio, mas em menor quantidade. Seus benefícios para a saúde e para um processo de envelhecimento saudável da pele são inúmeros, mas o uso do hormônio de forma sintética pode acarretar problemas à saúde integral. O organismo, entretanto, se respeitados alguns bons hábitos de vida, vai manter a produção desse hormônio nos níveis saudáveis. Ter uma rotina de sono de pelo menos  7 horas diárias, evitar o consumo de café ou outras bebidas estimulantes à noite, adotar períodos de jejum e reduzir consumo de açúcar e carboidratos refinados ajudarão a manter a produção desse hormônio, tão benéfico para a saúde da pele. Exercícios físicos também fazem parte dos estímulos externos à produção do HGH.

A elasticidade da pele e a perda de colágeno, no processo de envelhecimento natural, podem ser amenizados por meio do consumo de suplementos à base de óleo de peixe. O segredo está na vitamina E, que também é encontrada em oleaginosos, como amêndoas, nozes, castanhas, e verduras verde-escuras, como couve, brócolis e espinafre. 

 A indicação de aplicações de radiofrequência e  ultrassom  para flacidez da pele cresce à medida que os recursos se popularizam e seus efeitos se potencializam. Os dermatologistas explicam que os recursos são eficazes  na produção de colágeno, penetrando nas camadas inferiores da pele com resposta de maior firmeza na estrutura dos tecidos. Exercícios faciais, adotados como “skincare”, também ajudarão nos procedimentos.  

Diante de uma extensa lista de procedimentos caseiros para tratar a pele que começa a apresentar sinais de envelhecimento, uma nova lista, a de dúvidas, aparece para qualquer pessoa. O mapa para esses objetivos é fácil de ser desenhado por um dermatologista. Um simples exame em consultório dará a base de informações para que o médico indique os melhores tratamentos preventivos aos danos da pele com o passar do tempo, mesmo que esses ingredientes sejam naturais e de uso doméstico. Dentre as prescrições, estarão recomendações de não fumar, não tomar refrigerantes, fazer exercícios físicos regulares, ingerir bastante água e dormir bem. Os outros recursos, ora, serão os mais adequados ao tipo de pele a ser tratada. 

As respostas a esses tratamentos caseiros e naturais podem demorar mais para aparecerem, mas certamente trarão benefícios de longo prazo, caso se adote, por exemplo, atividades físicas de equilíbrio emocional, tal como a ioga, por exemplo. As práticas de alongamento, respiração e e alinhamento de posturas sempre trarão benefícios à mente e ao corpo. 

Os benefícios do  óleo de abacate, rico em vitaminas A, B e E são inegáveis e não poderiam deixar de fazer parte das melhores dicas para aumentar a produção de colágeno, ampliar a elasticidade da pele e reduzir os sinais de envelhecimento. 

Compartilhe:

Veja também: