Doenças de pele podem matar você?

A bactéria meningococo, que causa a meningite meningocócica, entra no organismo pela pele. Lesões mal curadas, invariavelmente serão portas abertas do organismo para infecções, tais como essa. A contaminação costuma ocorrer em curto espaço de tempo e se não diagnosticada e tratada a tempo, pode levar à morte.

A característica de lesão na pele aparece em 50% dos diagnósticos de meningite meningocócica. Problemas respiratórios ou dor de garganta podem ser seus primeiros sintomas. Outros sinais podem ser febre, dor de cabeça, vômito ou confusão. É muito importante procurar um pronto atendimento aos primeiros sintomas, pois trata-se de uma doença grave. Quanto às lesões de pele, elas devem ser tratadas com antissépticos, protegidas de contaminação e a cicatrização deve ocorrer em pouco tempo. Se algo não estiver indo bem nesse sentido, procure o médico para avaliar o ferimento e até rever os procedimentos.

Qualquer lesão da pele, se não tratada, é um risco para infecções. Furúnculos, espinhas, abcessos, erisipela, normalmente têm grande potencial infeccioso e precisam de cuidados específicos, antissépticos e até antibióticos, dependendo do caso.  Caso não sejam tomados cuidados com a higiene e a assepsia do ferimento, além de uma análise médica,  bactérias, fungos e vírus podem oportunizar o ambiente infectado e se propagarem pela corrente sanguínea. Esse é um risco real à saúde e pode até levar à morte. O dermatologista deverá acompanhar todo o processo infeccioso, até a cura completa. Pessoas idosas, com diabetes e problemas circulatórios exigirão ainda mais atenção. 

Os carrapatos são da família das aranhas e são temidos por donos de cachorros, em áreas urbanas, e de demais aninais de pelo, nas áreas rurais. Eles se alimentam de sangue e podem ser transmissores de doenças letais, para os humanos e para os animais. Quando um ser humano sabe que teve contato com um carrapato, deve procurar um pronto socorro urgentemente, para tratar possíveis infecções, muitas delas mortais. Em áreas urbanas, é importante fazer inspeções onde os cães dormem ou passam boa parte do tempo. O ninho do carrapato é feito em áreas escuras e secas, acima do solo. Ações preventivas de higiene no ambiente e em relação aos animais são recomendadas. 

Fascite necrosante é uma das terríveis bactérias que se aproveitam de feridas na pele e de condições frágeis de saúde de suas vítimas.  Essa infecção, uma vez que entra no corpo, libera venenos que atacam as camadas planas de uma membrana conhecida como fáscia, nervos, vasos sanguíneos, gordura e bandas conectivas dos tecidos que circundam os músculos. A fascite necrosante é disseminada principalmente pelo Streptococcus do grupo A. O controle da doença, às vezes, exige até a amputação de membros, para salvar a vida da pessoa infectada. 

Compartilhe:

Veja também: